Ensinando seu cachorro a fazer as necessidades em local apropriado

Um dos maiores problemas que os donos enfrentam com seus cachorros é onde eles fazem suas necessidades, principalmente para quem mora em apartamento. É pior ainda quando se trata de um filhote, que vê sofás, tapetes e até sapatos como seu banheiro. Portanto, é preciso treinar o seu peludo para não ter surpresas mais tarde.

Especialista em clínica e cirurgia de animais, o médico veterinário Renato Santini Machado destaca a importância de ensinar seu cão desde filhote a fazer suas necessidades no local adequado. Ele também ressalta que tal processo exige muita paciência e dedicação.

Recomenda-se o uso de um tapete higiênico ou estrado sanitário (facilmente encontrados em pet shops) em um local arejado, de fácil limpeza e acesso para seu cão. Assim que seu filhote começar a fazer suas necessidades, leve-o até o local designado, assim, com o tempo, ele irá associar as necessidades ao espaço.

O mesmo processo é indicado para cães mais velhos e crescidos, porém eles têm mais vícios, o que tronará o processo mais demorado, exigindo ainda mais paciência de seu tutor.

Normalmente, um cachorro leva cerca de um mês para aprender os comando, mas isso pode variar de acordo com sua raça: um chow chow pode levar até um ano para assimilar as ordens, já um collie pode aprender em apenas uma semana.

Porém, se preferir, o dono pode pedir a ajuda de um veterinário ou de um adestrador profissional para ensinar seu cachorro.

Se liga nas dicas:

  1. Escolha um local para seu cachorro sempre fazer as necessidades. Um bom truque é impregnar um pedaço de jornal com o xixi para ajudar seu cão a associar o local ao cheiro.
  2. Recompense-o quando ele fizer sua necessidade no lugar certo, demonstrando felicidade, esse reforço positivo o ajudará a lembrar de usar o lugar certo.
  3. É importante não brigar ou repreendê-lo quando ele fizer as necessidades no lugar errado, isso fará ele ter medo de fazer xixi ou cocô dificultando o aprendizado. Caso seja necessário, use um jornal ou revista enrolado para bater no chão.
  4. Cães naturalmente têm preferência por locais longe de onde ele come e dorme, portanto escolha um lugar de acordo.
  5. Não limpe a sujeira na frente do seu cachorro, ele pode interpretar isso como uma maneira de lhe chamar a atenção e continuará fazendo no lugar errado.
  6. Interrompa-o quando ele estiver fazendo suas necessidades no lugar errado, chamando a atenção para o local desejado, se ele mudar recompense-o como diz a dica nº 2.
  7. Dar um nome para atividade, como “fazer xixi” pode ajudar seu cão a assimilar o comando quando levá-lo ao local correto.
  8. Um rígido “Não” também é um comando que ajuda quando ele fizer as necessidades no local errado.

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website