8 passos para seu gato usar a caixa de areia

Gatos são conhecidos pela sua higiene, e normalmente não é necessário ensiná-los a usar a caixa de areia. Isso é uma herança genética, pois os felinos selvagens precisam esconder seu rastro para não serem detectados pelas suas presas.

Mas apesar de sua tendência natural para usar a caixa de areia, alguns gatos não manifestam esse instinto. Pensando nisso, separamos 9 dicas para que você ensine seu gato a ter esse costume e não sujar sua casa.

Segue a lista:

  1. É necessário prestar atenção no tipo de areia que se está comprando, pois algumas marcas incluem perfume, o que pode confundir o gato sobre a localização e função da caixa. De preferência, escolha uma areia sem odor, certificando-se que ela absorve bem líquidos.
  2. Se seu gato já possui o hábito de ir em um lugar que você considera aceitável, apenas coloque a caixa de areia lá. Lembrando que o lugar que você a colocar deve ser definitivo, pois uma eventual mudança pode confundir o bichano.
  3. É importante deixar a caixa de areia em um local calmo, onde o gato vá ter privacidade, já que os felinos não gostam de fazer suas necessidades na frente dos outros.
  4. Se o felino se preparar em um local inadequado, pegue-o e leve para a caixa. Isso deve ser feito de maneira suave, sem repreender.
  5. Como já dito, o gato é um animal bastante higiênico, então evite colocar a caixa de areia perto de onde ele come ou dorme, pois isso pode levar ele a não usá-la.
  6. Leve em consideração o tamanho de seu gato quando for comprar a caixa de areia. Ela deve ser grande o bastante para seu gato caber de maneira cômoda em sua fase adulta, assim como deve ter paredes altas para garantir que a areia não vaze, já que os bichanos tem o costume de mexer na areia quando fazem suas necessidades.
  7. Mostre para o gato onde colocou a caixa, mexendo na areia com a mão para ele saber o que é.
  8. Quanto mais limpa estiver a caixa melhor, as fezes devem ser retiradas todo dia e a areia trocada ao menos uma vez por semana. Porém, nos primeiros dias, e havendo dificuldades de costume do gato, essa higiene deve ser menos rigorosa, isso ajudará o gato a se localizar e identificar a função da caixa de areia pelo cheiro.
Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website