Como os gatos demonstram afeto pelo seu dono

É muito comum as pessoas cometerem o erro de achar que gatos não são carinhosos, ou que gostam da casa e não do dono. Claro que não são animados que nem cachorros (que pulam, latem e até fazem xixi de felicidade), os felinos são mais reservados e independentes, demonstrando seu afeto de maneiras mais discretas, cabendo a nós percebê-las.

Por isso, separamos os 6 sinais mais comuns de como os gatos demonstram carinho para os humanos, segue a lista:

 

  • Ronronar

O famoso som que os gatos emitem, considerado por muitos donos como relaxante, pode significar comunicação, forma de se acalmar, e também felicidade! Por isso eles fazem isso quando recebem carinho ou quando vêem um sachê de atum.

 

  • Cuidados

Gatos que não são domésticos lambem um ao outro como uma forma de construir uma relação e para tranquilizar. Portanto, seu gato permitir que você o arrume e escove demonstra um alto nível de confiança e aceitação.

 

  • Apalpar com as patas

Um grande sinal de demonstração de afeto pelos felinos é o movimento ritmico que eles fazem pressionando com as patas. Isso recria o momento de amamentação de quando eram filhotes, fazendo isso para estimular o fluxo de leite da mãe. Portanto, toda essa apalpação em seu dono, ou superfícies macias como almofadas, remete a um momento de completa segurança e tranquilidade!

 

  • Piscar os olhos

Gatos que recebem seus donos com piscadas longas ou olhos cerrados está demonstrando uma profunda confiança.

 

  • Esfregar a cabeça/ dar cabeçadinhas

No rosto do gato se encontram glândulas que liberam um odor que eles usam para marcar território, portanto, quando seu bichano faz isso em você, além de demonstrar afeição, ele está te marcando como uma propriedade exclusiva.

 

  • Mostrar a barriga

De vez em quando seu gato pode virar e mostrar sua barriga, esse é o maior gesto de demonstração de afeto e confiança que um felino pode oferecer. Porém, isso não necessariamente é um convite para carinho, pois a barriga é um dos pontos mais vulneráveis de um gato em uma briga, assim, fazer carinho pode levar o bichano a entrar na defensiva.

 

Fonte: http://goo.gl/v6AR7k

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website