Dicas do MasterPet! Uma refeição completa para o seu cão

Hoje tem a final imperdível do Masterchef Brasil, e seguindo o clima do programa, decidimos que o seu cão também merece aproveitar esse momento. Por isso, preparamos uma refeição canina completa, com direito a entrada, prato principal e sobremesa, assim como na TV!

Entrada – Biscoito para cachorros

Receitas para cachorro - biscoito para cachorro

Às vezes nosso peludo merece um prêmio, não é verdade? Que tal oferecer para ele um prêmio ainda mais especial por ter sido preparado por você, especialmente para ele?
Então, querido(a) leitor(a), cheque se tem tudo o que precisa em sua dispensa, ligue o forno e vá preparar um delicioso biscoito canino para ele! Vamos aos ingredientes!

Rendimento: Esta receita rende aproximadamente 400g de biscoitos

Ingredientes

  • 150g de trigo integral
  • 150g de farinha de trigo 00
  • 30g de manteiga derretida
  • Leite sem lactose 200ml
  • 130g de queijo Emmenthal ralado

Preparação

  1. Pré-aqueça o forno a 180º
  2. Em um recipiente, misture a farinha e o queijo ralado até ficarem bem misturados.
  3. Adicione a manteiga derretida e o leite e misture novamente; mexa a massa até que fique consistente. Coloque em uma superfície enfarinhada e sove até formar uma bola.
  4. Abra a massa e corte os biscoitos com aproximadamente 3mm de espessura utilizando moldes para biscoitos.
  5. Coloque os biscoitos em uma assadeira coberta com papel manteiga e faça alguns furinhos com um garfo.
  6. Asse em forno pré-aquecido até dourar.
  7. Retire e deixe esfriar completamente.
  8. Guarde em uma lata muito bem vedada. Esta receita dura entre 7-14 dias em condições perfeitas de armazenamento.

 

Prato Principal – Ensopadinho de arroz integral carne e legumes

Receitas para cachorro - Ensopadinho de carne com legumes

Sugerimos aqui uma série de alternativas naturais que podem elevar a qualidade nutricional da alimentação de seu cachorro, afinal, alimentos enlatados, não conferem as mesmas qualidades nutricionais que aqueles alimentos preparados exclusivamente para seu cachorro, incluindo alimentos frescos.

Nesta receita vamos ensinar você a preparar uma sopa com arroz integral, muito simples, a base de carne de boa qualidade e legumes frescos que irão proporcionar ao seu cão vitaminas e minerais além é claro de um paladar delicioso.

Ingredientes

  • 150 g de arroz integral
  • 250 g de carne magra
  • 150 g de vegetais (cenoura, feijão, feijão verde, ervilhas, batatas, abobrinha)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de casca de ovo em pó

Preparação

  1. Ferva os legumes em um litro de água (sem sal) por cerca de 10-15 minutos. Dependendo do tipo de legumes que você irá usar, mas não exagere no cozimento, para evitar a perda de vitaminas, muito preciosas e também dos minerais. Utilize de preferência legumes frescos (não congelados) e sazonais.
  2. Escorra os legumes sem jogar a água.
  3. Na água utilizada no cozimento dos legumes, adicione o arroz. Basta cozinhar por aproximadamente 30-45 minutos.
  4. Adicione a carne de 15 a 20 minutos antes de terminar o cozimento do o arroz, calcule mais ou menos o tempo, dependendo do tipo e do tamanho dos pedaços de carne (carne moída pode ser suficiente algo ente 8-10 minutos de cozimento).
  5. Terminado o cozimento do arroz e da carne, adicione todos os legumes e uma colher de pó de casca de ovo. É muito importante que o arroz esteja muito bem cozido e a carne macia, em geral os cães não mastigam muito, por isso o alimento mais pastoso é mais fácil de ser absorvido pelo organismo.
  6. Regue com 1 colher de sopa de azeite e misture bem.
  7. Deixe esfriar e sirva para seu cachorro.

Dica: A mesma receita pode ser preparada substituindo a carne bovina, por frango ou peru, coração de boi ou fígado de frango. Busque sempre utilizar cortes de carnes que fiquem macios, no final do cozimento. Só é importante manter o arroz integral, que oferece maior quantidade de fibras e também os legumes, reutilizando a água de cozimento dos legumes, a fim de recuperar o máximo possível as vitaminas e minerais perdidos dos alimentos.

Obs: A quantidade indicada na receita é apenas um parâmetro para você compreender que a dose ideal para cada refeição de seu cachorro é de 50% de proteína, 25% de vegetais, 25% de carboidratos. A dose diária de proteína recomendada para seu peludo é de 1,5% do peso de seu corpo, para cães sedentários ou com excesso de peso, e de 2% a 3% para os adultos com um estilo de vida mais ativo. Já para os filhotes é de 5%.

 

Sobremesa – Bolo de sorvete para cães

Receitas para cachorro - bolo de sorvete para cachorro

Uma das receitas que escolhemos para recompensar nossos cães é um bolo de sorvete! E o mais bacana, é que esta receita também poderá ser servida para pessoas! É só calcular a quantidade necessária para aumentar a receita.

Como o ingrediente básico desta receita é o iogurte, muitas pessoas podem acabar sentindo-se inseguras para utilizar iogurte na dieta de seu peludo. No iogurte, a lactose é transformada em ácido láctico através da fermentação. Na prática, essa particularidade dos iogurtes faz desse alimento um importante coadjuvante no processo digestivo, trazendo grandes benefícios para o organismo. Além de auxiliar no processo digestivo, o iogurte contém elementos probióticos capazes de recompor a flora intestinal, aumentam a imunidade do organismo e ajudam na absorção dos nutrientes contidos nos alimentos, em especial o cálcio e as vitaminas do complexo B. Em geral, mesmo cães que apresentam algum nível de intolerância a lactose, podem consumir iogurte em pequenas quantidades. O Ácido láctico também está associado a uma melhora da saúde periodontal, e como o iogurte é rico em proteínas e cálcio, é considerado um alimento que ajuda na boa formação dos dentes e dos ossos. Só é muito importante frisar que cães não devem comer nenhum alimento com uma dose exagerada de açúcar. Ofereça apenas os iogurtes naturais, sem sabor e sem aditivos artificiais.

Ingredientes

  • 900g de iogurte
  • uma banana amassada
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de manteiga de amendoim

 Preparação

  1. Misture todos os ingredientes no liquidificador e coloque no freezer em um recipiente bem grande.
  2. Depois de dez minutos, o que não é, obviamente congelado, mas ainda macio, use uma faca para cortar o bolo de sorvete canino na forma desejada: pata, osso, se você for particularmente um(a) artista, até mesmo no formato de um cachorrinho, por que não? O sorvete remanescente pode ser utilizado para as decorações.
  3. Coloque no congelador.
  4. Quando estiver completamente congelado é só servir!

 

Fonte: http://goo.gl/ZXt8wA

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website