Donos deixam cachorros mais preguiçosos

É sempre mais fácil esperar que alguém acabe com seus problemas do que resolvê-los sozinho. Até os cachorros sabem bem disso – e tiram vantagem, à espera da solução dos donos.

Monique Udell, especialista em comportamento animal, decidiu testar a malemolência dos bichos em um laboratório. Levou 10 cachorros domésticos, desses mais mimados, 10 lobos e outros 10 cães que viviam em abrigos para participar do desafio. Ela mostrou a todos os animais uma salsicha caninaantes de fechar a comida em um pote plástico. A tarefa deles era tirar o rango de lá em até dois minutos.

E não era tão difícil: tudo que precisavam fazer era segurar o pote com uma das patas e puxar uma corda presa à tampa.

Só que apenas um cão de abrigo e nenhum dos de estimação completou a tarefa. Cheiravam, tentavam um pouco, davam aquela olhada para o dono e logo desistiam. Já os lobos se saíram melhor: oito insistiram até tirar a comida do pote. Mesmo na ausência dos donos, os cachorros tinham a mesma reação preguiçosa.

Quando os donos participaram ativamente, encorajando seus cães, os resultados foram um pouco melhores. Quatro cães de abrigo cumpriram a prova – e apenas um dos bichinhos de estimação conseguiu tirar a salsicha lá.

Fora a facilidade em apenas esperar pela ajuda dos donos, segundo a pesquisa, a domesticação também acaba por inibir alguns comportamentos dos bichos. “Nós falamos a eles para não fazer algumas coisas, então eles aprendem a cortar algumas ações e seguir nossas ordens”, disse Udell ao jornal The New York Times. E quanto mais obedientes, mais atenção eles ganham, não é? Aí fica fácil entender por que eles preferem esperar pela nossa orientação…

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website