Conheça 7 cuidados indispensáveis ao fazer uma viagem de carro com seu cachorro

É cada vez mais comum as pessoas viajarem de carro na companhia dos seus cães. Mas antes de pegar a estrada é preciso ficar atento a uma série de detalhes.

Para que a viagem seja tranquila para os donos e seus pets, selecionamos abaixo 7 dicas indispensáveis para que tudo corra bem do início ao fim. Confira:

1) Acostume seu cão com o veículo

Seu animal está acostumado a andar de carro? Esta deve ser a primeira pergunta que se deve fazer antes de pensar em levá-lo numa longa viagem. Caso a resposta seja não, é importante acostumá-lo com o ambiente e fazer pequenas viagens para que ele se ambiente com o espaço. Uma maneira de colocar  isso em prática é fazê-lo entrar e sair do veículo, dando recompensas no final da brincadeira. Isso irá ajudá-lo a encarrar o interior do carro como algo prazeroso.

2) Antes de embarcar é hora de brincar

Antes de colocar o cão dentro do carro é recomendável brincar um pouco com ele ou até fazer um passeio curto a pé. Isso diminui o stress e a ansiedade do animal e permite que ele fique mais tranquilo durante a viagem.

3) Lugar de cachorro é no banco de trás

Nunca leve seu cachorro no banco da frente, pois isso é proibido pelo Código Brasileiro de Trânsito. O ideal é que ele esteja no banco de trás usando um cinto de segurança próprio para o animal.

4) Escolha viajar em horários com temperaturas amenas

Aqui cabe a mesma lógica que um passeio com o cão na rua, portanto os horários de pico de temperatura entre 10h e 16h devem ser evitados. Se o carro tiver ar condicionado, deixe ligado numa temperatura mais fresca pois ele irá se sentir muito melhor.

5) Paradas frequentes para xixi e cocô

Dê paradas frequentes, de preferência de 2 em 2 horas, para que seu cachorro possa fazer as necessidades. Prefira parar em locais como postos de gasolina e postos rodoviários, uma vez que no acostamento o movimento dos carros pode assustador seu cão.

6) Evite alimentar o cão antes de viajar

É muito comum que cães mais novos tenham enjoo durante a viagem, mas isso não impede que animais mais velhos também sintam desconforto. Uma maneira de minimizar isso é não alimentar seu cachorro por no mínimo 3 horas antes de sair. Se isso for impossível, dê uma quantidade menor de alimento e vá administrando pequenas porções nas próximas paradas. Se ainda assim ele enjoar ou acabar vomitando, suspenda a comida até chegar ao destino.

7) Sem cera no ouvido

Veja se existe muita cera nos ouvidos do seu animal. Pode parecer bobagem, mas isso pode causar uma sensação incômoda quando o carro estiver em movimento.

Fonte: Catraca Livre

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website