Fases da vida: cães de 6 a 9 meses

Você tem cães de 6 a 9 meses em casa? Parabéns, você tem adolescentes! E como no caso dos adolescentes humanos é preciso muita, mas muita paciência. Sim, porque você já viu que dos 3 aos 5 meses é a hora de você definir quem é que manda na casa, delimitando o que pode e o que não pode, mas agora é aquela fase em que seu filhote vai testar se ele não pode mesmo ou se no final das contas ele pode fazer o que bem entender.

Dicas que vão ajudar você a atravessar a fase de adolescência do seu cão

Cães de 6 a 9 meses costumam ser o que chamamos de teimosos, mas na verdade seu filhotão vai estar mesmo é dividido entre a obediência que ele deve a você e aquela vontade imensa de testar todos os limites possíveis. Pois é, adolescentes de quatro patas também vivem seus conflitos, e essa é a maior característica dessa fase.

Sua paciência será testada até o fim, mas não desista. Mantenha-se firme e, quando essa fase passar, ele vai entender que deve fazer o que você quer e vai respeitar suas decisões. Para atravessar esse período com maiot facilidade, reunimos algumas dicas:

Tenha paciência caes filhotesTenha paciência

Ele está aprontando e esperando para ver a sua reação enquanto se diverte. Calma, afinal ele é só um filhote. Não grite nem se estresse, porque aí mesmo é que ele não vai obedecer. Cães assimilam nosso comportamento, por isso se você ficar tenso, ele também ficará. Evite gritos. Apenas mostre o que está errado com palavras de comando e demonstre que você não gostou do que ele fez.

caes filhotes comandosEduque a percepção do filhote

As palavras de comando são muito importantes. Ele precisa perceber que “não” é realmente “não” e não “talvez” ou “ah, tá bom”. Sempre que ele fizer algo que você não quer, diga “não”, assim como “aqui” quando ele se afastar demais de você, na guia ou solto. São palavras simples e curtas que os filhotes assimilam muito bem, mas há que ter persistência, principalmente nessa fase.

Recue

Alguns problemas que você julgava solucionados podem reaparecer. Volte atrás e o eduque novamente como se fosse do zero. Ele pode estar fazendo apenas por teimosia, como teste da sua liderança ou apenas por causa dos hormônios. Não esqueça que, nas fêmeas, é justamente nessa fase que o primeiro cio aparece e bagunça tudo: é como se fosse um mês inteiro de TPM. Se não quiser passar por isso, castre-a antes.

Mantenha o cão filhote sempre na guiaMantenha-o sempre na guia

Adolescência é a época da rebeldia e dos passeios não autorizados, todo mundo sabe disso. Entre os filhotes, é a fase em que eles podem ficar fujões, o que é perigo à vista. Para evitar uma fuga inesperada, mantenha-o sempre na guia, a menos que esteja em um lugar realmente seguro e fechado. Você pode até comprar guias longas para dar mais liberdade, mas não saia na rua com ele sem ela.

adestrarIgnore o roubo

Ele pegou alguma coisa que não devia? Uma boa saída pode ser simplesmente ignorá-lo. Filhotes nessa fase querem mais é brincar, então é bem possível que ele acabe perdendo o interesse e largando o objeto. Se você correr atrás dele ele correrá também, e aí vira brincadeira. Você também pode segui-lo sem fazer contato visual, tentando encurralá-lo discretamente em algum lugar. Aí vem a voz de comando, sempre uma palavra curta e simples: “dá” ou “larga”. Então, pegue o objeto e saia, mas não brigue com ele. Afinal, ele ainda está aprendendo o que pode e o que não pode.

Forneça alimentação específica

Preste atenção no adolescente que você tem em casa: ele é muito agitado? Claro, algumas raças são mais do que outras e precisam de alimentação diferenciada nessa fase, com nutrientes que supram as suas necessidades de acordo com o seu metabolismo. Adolescentes de beagle, pit bull, labrador, border collie, golden retriever e pastor alemão, por exemplo, devem receber ração específica para filhotes nessa faixa etária, com reforço de nutrientes para cães muito agitados. Nada de restos de comida!

Não esqueça: com amor e carinho você passa por essa fase, educa seu filhote e ganha o melhor amigo que um ser humano pode ter!

Fonte: PetShop Portal

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website