Porque meu cachorro coça tanto?

Seu cão de coça bastante ou lambe as patas de forma insistente? Ou até mesmo viu o seu cão morder o próprio rabo? Se você acredita ser bastante inconveniente essa situação imagina o que seu cachorro sente.

Coçar de forma compulsiva ou se lamber são comportamentos bastante comum entre os cães e elas possuem diversas causas. Como também podem ser bastante prejudiciais. Um dos primeiros sinais de que algo não vai bem é você perceber que a pele do seu cão está irritada ou avermelhada em determinado ponto devido as lambidas ou coceira frequente.

Apesar da dermatite úmida aguda poder ocorrer em qualquer lugar do corpo do seu cão, eles são mais frequentes e encontradas no tórax, cabeça e nos quadris. Mas porque o cachorro muitas vezes insiste em lamber, morder ou coçar determinada área do seu corpo, que acaba se irritando, ao ponto de se tornar bastante doloroso?

Razões pelas quais os cães se coçam, mordem ou se lambem compulsivamente:

Alergias: Quando o cão se coça com frequência em determinada região isso pode ser devido algum tipo de alergia alimentar ou ao ambiente, como mofo, produto de limpeza ou pólen. O cão também pode desenvolver uma dermatite de contato ao entrar em contato com substâncias pesticidas ou mesmo o sabão.

Tédio ou ansiedade: Da mesma forma que os humanos roem as unhas por ansiedade, os cães podem se morder ou se coçar de forma compulsiva, por desenvolver uma doença semelhante aos dos humanos como o transtorno obsessivo-compulsivo. Fazendo com que ele se morda, se coce ou se lamba, podendo causar sérios danos.

Pele seca: Outro fator que pode fazer com que o seu cão se lamba ou se morda é devido a deficiência de ácidos graxos, que causa a pele seca no cão. Isso ocorre com maior facilidade durante o inverno, quando o seu cão começa a sentir bastante desconforto.

Os desequilíbrios hormonais: quando os hormônios produzidos pela tireóide do seu são estão desregulados, pode ocasionar infecções na pele. Que são apenas percebidas com o surgimento de pequenas manchas vermelhas em seu cão. Como isso incomoda bastante ele acaba se mordendo ou lambendo o local.

Dor: O seu cão pode estar sentido algo que seja desconfortável ou doloroso e isso pode fazer com que se morda, a fim de “tirar” o que lhe incomoda. Um exemplo bastante simples é o seu cão ter pisado em um espinho ou em uma pedra afiada e você observar ele morder ou lamber a região de forma insistente. Outros fatores relacionados à dor como problemas ortopédicos, pode levar o cão a ter reações como se lamber ou morder. Como por exemplo, um problema relacionado a displasia anca ou artrite.

Parasitas: Uma das causas mais comuns para o cão se morder e lamber de forma compulsiva são devido as pulgas e carrapatos. Apesar dos carrapatos não passarem despercebido pelo tutor, as pulgas podem levar um pouco mais de tempo até serem percebida no animal, caso exista uma infestação. Neste caso o cão está sofrendo devido aos parasitas.

Fonte: Tudo Sobre Seu Pet

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website