O que seu gatuno quer hablar?

Um estudo divulgado por cientistas da Universidade de Lincon, na Nova Zelândia, revela que os gatos possuem expressões faciais que sequer imaginamos. A pesquisa busca desmistificar a ideia de que os felinos são antipáticos.

Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 29 gatos domésticos de um abrigo de animais no Canadá. Com a ajuda de um software, chamado CatFACS (Sistema de Códigos de Ação Facial), o experimento conseguiu detectar até as mínimas alterações nas expressões dos gatos, sobretudo quando não interagiam com humanos.

Assim, os pesquisadores descobriram que as expressões oscilam entre interações tranquilas, medo e frustração. Ou seja, assim como você, seu bichano expressa sentimentos que vão muito além de felicidade ou tristeza: medo, raiva e ares de consideração (e conspiração) foram algumas das demonstrações avaliadas.

O que dizem os gatos?

Entre algumas observações do estudo, os cientistas traduziram expressões mais comuns: se seu gato silvar, colocar a língua para fora ou aplainar as orelhas, atente-se, já que são gestos que indicam algum tipo de frustração. Já miados altos e a boca muito aberta são sinais de raiva, enquanto o piscar excessivo dos olhos pode indicar medo.

 

Coluna do Tito:

Para a maioria de nós, caninos, gatunos são “muy amigos”… Afinal, como confiar em seres que cospem bolas de pelo e não correm atrás do rabo?

Agora, lendo este estudo, entendo melhor nossos compadres felinos e vejo um futuro de paz entre nós.

Dou início, neste momento, à campanha #SomosTodosPets, apoiando a união de caninos e felinos!

Viva la revolución!

 

Fonte: Catraca Livre

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website